“Feliz aquele que cuida do pobre; no dia da desgraça, o Senhor o salvará” - Salmos 41:2

Grupo de Apoio Paroquial

Os zeladores pertencem a um grupo de paroquianos, indicados pelo Pároco ou por inerência e reconhecimento da comunidade paroquial,  cujo apostolado é zelar pelo arranjo e limpeza da igreja, os altares, enfeitar os andores nas festas do(a) Padroeiro(a), na Semana Santa, nas Procissões e Festas dos Santos, etc. 

Este grupo de leigos dedica-se a assegurar o bom funcionamento da nossa Igreja Paroquial durante os períodos da sua abertura. Graças a este grupo podemos deslocar-nos ao nosso templo, desfrutando tranquilamente de momentos de grande interioridade e proximidade com Deus.

1. Os ministros litúrgicos

Toda a assembleia litúrgica precisa de ministros litúrgicos para a servir. E também dissemos que, para a celebração da missa dominical decorrer sem atropelos, são precisos, pelo menos, quatro ministros: o presidente, o leitor, o cantor e o acólito.

A Equipa de Apoio à Liturgia é um grupo constituído por pessoas crentes (pároco, diáconos e leigos) que prestam  generosamente o seu serviço à comunidade paroquial no seu aspecto celebrativo.

Como nos diz o Concílio Vaticano II, estão em ordem a “trabalhar para que floresça o sentido comunitário paroquial, sobretudo na celebração comum da missa paroquial” (SC 42). A sua função é, no geral, buscar e promover a vida litúrgica da comunidade, ou seja, preparar e articular as celebrações em todos os seus aspectos entre: presbíteros, diáconos, fiéis leigos, sacristão, leitores, acólitos, zeladoras, cantores, músicos, ministros extraordinários da comunhão…compete-lhe ainda a organização do ambiente litúrgico, decoração, canto, música, monições, preces...